quarta-feira, 23 de novembro de 2011

1ª e 2º Semana

Caros leitores o meu blogue vai se encontrar dividido em semanas, descrevendo as atividades vividas por mim e pelos meus colegas de estágio Cátia Santos e Joel Ramos. Durante as publicações vou dar mais ênfase a uma das atividades vivida durante o respetivo espaço de tempo, descrevendo-a mais pormenorizadamente as restantes atividades vão ser descritas numa fase posterior para não haver risco de repetições.
            Neste separador designado por “1ª e 2ª semana” vão poder encontrar as atividades vividas neste espaço de tempo, sendo elas:
·         Visita a uma Rádio uma nova experiência;
·         Queixa de Insalubridade de roedores;
·         Vigilância Sanitária de Águas para Consumo Humano;
·         Vistoria à cozinha de um lar;
·         Avaliação de projetos a fim de emitir parecer;
·         Reunião e ação de formação.

Visita a uma Rádio uma nova experiência

Os membros da Unidade de Saúde Pública possuem um acordo com a Rádio Sines, este consiste em gravar duas crónicas por semana sobre determinados temas promovendo assim a Educação para Saúde o nome deste projeto é ” Saúde Pública de A a Z”.
          Por norma esses temas estão relacionados com dias comemorativos da semana que se encontra a decorrer. Nestas duas semanas fomos até Sines, uma cidade desconhecida por mim até então, dirigimo-nos até à Rádio que se situa no edifício dos Bombeiros Voluntários. Já num dos estúdios da Rádio o Dr.º Joaquim Toro expôs a sua crónica, o tema desta era a consulta da cessação tabágica, visto que, durante estas duas semanas se comemorava o Dia do Não Fumador (17 de Novembro).
Foi uma experiência muito gratificante, porque nunca tinha tido oportunidade de estar numa Rádio e deu para entender quais os procedimentos que permitem que nós no carro ou em qualquer lado que tenhamos um rádio nos permite ouvir todo o tipo de notícias.  
Por isso caros leitores sintonizem os vossos rádios na Rádio Sines na frequência 95.9 FM e ouçam crónicas sobre os mais variados temas duas vezes por semana à terça e à sexta.
Em breve vão poder ouvir crónicas elaboradas pelos estagiários.

Queixa de Insalubridade de roedores

Acontece diversas vezes as pessoas não se sentirem confortáveis com certas situações, que dizem respeito a casos de insalubridade, efetuando desta forma uma queixa, pois este tipo de situações tem implicações na Saúde Pública da população. Quando isto se verifica devem ser alertadas as autoridades competentes para a resolução deste tipo de casos.
            As autoridades competentes foram alertadas para uma queixa de insalubridade feita pelos encarregados de educação, esta consistia na existência de roedores numa Escola Primária que no momento está a ser utilizada como pré-escolar. Deslocámo-nos à ao local para apurar os dados essenciais para a resolução deste caso.
            Ao chegar ao local dirigimo-nos até a uma professora que estava ocorrente do assunto, esta apresentou-nos alguns locais constituintes da escola, mostrou-nos algumas galerias provocadas pelos roedores e alguns danos a nível de infiltrações causado pela falta de manutenção do edifício.
            Perante esta realidade a Autoridade de Saúde e o Técnico de Saúde Ambiental sugeriram algumas medidas que podem ajudar enquanto o problema não for solucionado, na generalidade passam todas por fechar todos os armários existentes, de forma a impedir o contato dos roedores com os materiais manuseados pelas crianças e docentes.


Imagem 1- Galeria de roedores
Vistoria à cozinha de um lar idosos
 

Devido a uma patologia apresentada por parte de uma funcionária da cozinha do lar de idosos, foi efetuada uma vistoria de modo a poder apurar as causas que levaram a este acontecimento.
No local fomos acompanhados por uma funcionária, esta conduziu-nos até à cozinha e a todos os compartimentos onde estavam armazenados géneros alimentícios. Visualizou-se o espaço, fez-se algumas perguntas para tirar algumas dúvidas existentes e deu-se algumas explicações e dicas para solucionar o que não estava correto.
Dirigimo-nos ao Departamento de Saúde Pública, onde realizámos o auto de vistoria. Este documento consiste em descrever todas as correções pertinentes para o caso, de acordo com o que foi visualizado durante a vistoria, justificando as correções a efetuar com a legislação existente para o tipo de estabelecimento.
Já de seguida é apresentado o auto de vistoria elaborado para o caso descrito anteriormente.






Avaliação de projetos a fim de dar parecer

Imagem 2- Avaliação de projetos
Durante estas duas semanas foi-nos proposto a avaliação de alguns projetos, tais como:
·         Mercearia/frutaria;
·         Restauração e bebidas;
·         Clínica Dentária;
·         Centro de Dia;
·         Hotel. 

Pegámos nos projetos e começámos por analisar a memória descritiva, de seguida as várias plantas, tirando algumas anotações do que poderia não estar bem ou que não se encontrava em conformidade com o descrito na memória descritiva.
Pesquisámos a legislação referente à tipologia dos estabelecimentos referidos, confrontando deste modo com o que se anotou.
No final com as conclusões retiradas emitiu-se o parecer sanitário, este pode ser favorável, favorável condicionado ou desfavorável e ainda se pode pedir novos elementos no prazo de dez dias úteis, caso a informação fornecida não seja suficiente para dar uma resposta.
 
Reunião e Ação de formação

Durante este espaço de tempo tivemos oportunidade de estar presentes e participar numa reunião, na qual o tema era a Saúde Escolar e em uma Ação de Formação sobre planeamento e projetos em saúde.
Na reunião sobre Saúde Escolar estava presente o Médico de Saúde Pública responsável por esta temática, uma Enfermeira, uma Higienista Oral e os Técnicos de Saúde Ambiental.
O assunto da reunião foi a discussão dos vários pontos que formam o Programa Nacional de Saúde Escolar- triénio 2011-2014 e a formação das equipas da Saúde Escolar.
A Ação de Formação teve como temática Planeamento e Projetos em Saúde, nesta estavam presentes vários profissionais de saúde. O objetivo desta era esclarecer o significado de vários conceitos relacionados com a temática.
Durante a ação de formação realizámos um trabalho de grupo entre os vários membros, abordando temas diferentes tais como obesidade, depressão e cancro. O objetivo da divisão dos temas passava por cada grupo fazer um projeto, preenchendo deste modo um documento. Este documento consistia na identificação, caracterização/finalidade, objetivos, atividades e avaliação.
Foi algo muito enriquecedor uma vez que debatemos as nossas ideias com profissionais de outras áreas sem ser de Saúde Ambiental, vendo os seus pontos de vista e permitiu-nos ficar a saber um pouco mais dos passos a percorrer para a elaboração de um projeto, o que vai ser muito útil para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário