domingo, 22 de janeiro de 2012

9ª Semana

Caros leitores chegou a última semana de Estágio III, os três meses que no início pareciam muito tempo agora parece que passaram rápido! Esta última semana foi bastante agitada, tivemos sempre atividades para desenvolver o que foi muito bom! As atividades desenvolvidas nesta nona semana foram:
·         Auditoria a duas unidades de cuidados continuados;
·         Elaboração de folhetos de diferentes temáticas;
·         Ação de formação sobre alimentação saudável e prática desportiva;
·         Colheita de águas para consumo humano (atividade descrita no separador 1ª e 2ª semana);
·         Reunião de Saúde Escolar;
·         Colheita de mosquitos e carraças;
·         Visita ao Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas;
·         Vistoria a um bar de alterne.
Auditoria a duas instalações de cuidados continuados
            Duas instalações pertencentes à mesma entidade solicitaram os nossos serviços a fim de realizarmos uma auditoria. Esta auditoria às instalações prestadoras de Cuidados Continuados Integrados foi realizada pela TSA Rosa Nunes, Dr. Joaquim Toro e os estagiários Cátia Santos, Joel Ramos e Vera Alves.
            Segundo o Decreto-Lei nº. 101/2006 de 6 Junho, entende-se por cuidados continuados integrados como o conjunto de intervenções sequenciais de saúde e ou de apoio social, decorrente de avaliação conjunta, centrado na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, ativo e contínuo, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social (capítulo 1, artigo 3º alínea a)).
            Esta entidade integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, constitui-se como um novo nível intermédio de prestação de cuidados de saúde e de apoio social, entre os de base comunitária e os de internamento hospitalar. Procura desenvolver ações mais próximas das pessoas idosas e em situação de dependência, ao mesmo tempo que potencia e adapta as respostas das instituições locais às verdadeiras necessidades dos cidadãos.
            Dirigimo-nos aos diferentes locais a fim de realizar a auditoria e conseguirmos apurar as inconformidades, de modo a serem corrigidas para que esta entidade pudesse funcionar corretamente e pudesse concorrer a uma certificação que pretendem.
Ambas as unidades são constituídas por cozinha, refeitório, quartos e respetivas instalações sanitárias, gabinete de enfermagem, sala de esterilização, fisioterapia e armazém de acondicionamento de resíduos.
Na primeira Unidade de Cuidados Continuados encontraram-se algumas anomalias sendo estas:
Cozinha
·         Um buraco no pavimento permitindo a acumulação de sujidade;
·         A grelha de refrigeração do frigorífico encontrava-se suja;
·         Detetou-se algum cheiro a esgoto;
Instalações Sanitárias
·         O pavimento das instalações sanitárias pertencentes aos quartos dos utentes não era antiderrapante.
Na segunda Unidade de Cuidados Continuados encontraram-se algumas anomalias sendo estas:
Cozinha
·         O pavimento encontrava-se em muito mau estado de conservação;
·         O extintor de combate a incêndios encontrava-se atrás do recipiente de resíduos;
·         Vestígios de humidade;
·         Nas câmaras de refrigeração os géneros alimentícios encontravam-se acondicionados em caixas de papel, devendo ser metidos em sacos de plástico com a respetiva identificação;
·         Uma das câmaras de congelação encontrava-se com uma fuga na porta contribuindo para a formação de gelo;
·         Armários sem portas, permitindo deste modo a conspurcação do material acondicionado.
Armazéns de géneros de alimentícios
·         Estes compartimentos não possuem qualquer tipo de ventilação, verificando-se um cheiro a humidade.
Instalações Sanitárias para funcionários
·         Estas não se encontram dotadas de ventilação.
Imagem 1- Buraco no pavimento

Imagem 2- Pavimento em mau estado de conservação

Imagem 3- Acondicionamento de géneros alimentícios em caixas de papel

Imagem 4- Formação de gelo

Imagem 5- Extintor atrás do recipiente dos resíduos

Após a auditoria foi elaborado o respetivo auto, de modo a informar estas duas unidades das anomalias que possuem. Com a alteração das anomalias referidas anteriormente, haverá um melhor funcionamento das unidades proporcionando um melhor desempenho por parte dos funcionários, protegendo a saúde e bem-estar de todos os utentes que se encontram lá inseridos. É muito importante este tipo de auditorias porque acaba-se por detetar por vezes pequenas anomalias que podem levar ao aparecimento de grandes problemas, sem dúvida que foi mais uma experiência enriquecedora.



TSA'S em acção





Elaboração de folhetos de diferentes temáticas

            Foi-nos solicitado a elaboração de três folhetos, dois deles sobre a higienização das mãos mas a diferença é a população alvo, ou seja um para os profissionais de saúde e o outro para os utentes. O terceiro folheto tem como temática a poupança da água.
Ambas as temáticas são muito importantes nos dias que decorrem, devemos por isso adotar medidas. Ao consultarem estes três folhetos podem ficar com conceitos mais alargados e medidas que podem tomar! Cliquem em cima das imagens para poderem visualizar.




Documento importante:


Ação de formação sobre alimentação saudável e prática desportiva

O TSA Diogo Gomes e o Dr.º Mário Santos têm por hábito todos os anos letivos dirigirem-se às escolas para abordar duas temáticas sendo elas a Alimentação Saudável e a Prática de Exercício Físico. A escola onde estas temáticas foram expostas foi uma escola situada na cidade da Vila de Santo André.
Dirigimo-nos ao local onde já se encontravam duas turmas de Desporto do 11º e 12º ano, preparadas para ouvir a ação de formação. Eu juntamente com os meus colegas estagiários fizemos parte do público alvo.
A prática de exercício físico e algo muito importante e para estas duas turmas ainda mais, visto que integram turmas de desporto. Devemos movimentarmo-nos, pelo menos, 30 minutos diários, por períodos mínimos de 10 minutos. Com uma atividade mais intensa e de maior duração, os ganhos serão maiores.
A Organização Mundial de Saúde estima que o sedentarismo seja responsável por cerca de dois milhões de mortes anuais, ao nível mundial. As doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e doença mental, são a principal causa de morte, incapacidade e perda de qualidade de vida, sobretudo, nos países desenvolvidos. Para prevenir estas doenças, recomenda-se um estilo de vida saudável, que inclui a atividade física regular.
A alimentação saudável é outra temática deveras importante, escolher os melhores alimentos para a nossa mesa nem sempre é tarefa fácil e exige uma disciplina rigorosa que aposte na descoberta dos sabores naturais e variados que a natureza tem para nos oferecer. Uma alimentação saudável é uma alimentaçãoavariada.
Mas é igualmente importante saber preparar corretamente os alimentos para as refeições, respeitando cuidados de higiene e de conservação que previnam a contaminação alimentar e garantam uma maior frescura dos produtos.
Aqui se ficam alguns conselhos:
ü  Inicie o seu dia com um pequeno-almoço completo, equilibrado e saudável. ~

ü  Coma de três em três horas. Não salte refeições. Não coma demais.
ü  Reduza o consumo de sal. Opte por usar ervas aromáticas e especiarias para que os seus cozinhados fiquem mais apetitosos.
ü  Coma mais legumes, mais hortícolas e mais frutas
ü  Beba água simples em abundância ao longo do dia! Evite as bebidas alcoólicas.
ü  Modere a ingestão de açúcar.
ü  Privilegie o azeite, tanto para cozinhar, como para temperar os pratos.
Foi uma ação de formação muito rica em conceitos e conselhos para um estilo de vida mais saudável e nunca é demais alertar os jovens para estas temáticas. Alimentação Saudável e Prática de Exercício Físico são essenciais para a saúde e bem-estar!





Reunião de Saúde Escolar

Realizou-se na unidade de Saúde Pública onde me encontro inserida uma reunião de Saúde Escolar. Nesta encontravam-se presentes vários profissionais de saúde, tais como Médicos de Saúde Pública, Técnicos de Saúde Ambiental, Enfermeiras, Higienista Oral e Terapeuta da fala.
A equipa de saúde escolar realiza estas reuniões com a finalidade de perceber qual o trabalho desenvolvido por cada profissional, as metas a atingir e como as atingir.
Durante a reunião a parte que é da competência dos TSA´s foi exposta, sendo esta o Formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino. Como referi na publicação anterior sobre saúde escolar, este formulário está um pouco confuso não permitindo uma utilização muito eficaz. O objetivo desta reunião era tornar este formulário mais acessível e eficiente, apresentando-se propostas de alteração de alguns parâmetros.
Este tipo de reuniões são sempre importantes porque permitem nos ficar a saber o trabalho desenvolvido pelos restantes profissionais de saúde e a nossa interação com eles.


Vistoria a um bar de alterne

A última atividade realizada no nosso estágio foi a vistoria a um bar de alterne. Dirigimo-nos por volta das 22h30 até ao local, tocámos a campainha e abordámos o proprietário expondo-lhe a nossa intenção que era a realização de uma vistoria.
Entrámos e deparámo-nos com um espaço de baixas dimensões, com abundante fumo de tabaco, este era constituído por duas instalações sanitárias separadas por géneros, um bar e uma mini copa onde estavam as máquinas de lavar copos e gelo.
As instalações sanitárias não possuíam ventilação nem antecâmara comunicando diretamente para o espaço onde se encontravam as pessoas. A lâmpada existente na mini copa encontrava-se sem proteção, em geral a higienização do espaço não era a mais adequada e a ventilação não era suficiente.
A Autoridade de Saúde ainda alertou o proprietário no sentido deste sensibilizar as funcionárias para consultas de planeamento familiar e despistagem de doenças.
Foi uma experiência diferente porque é um local com características bastante distintas dos locais que estamos habituados a vistoriar, sendo um local que não me deixou muito à vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário