domingo, 15 de janeiro de 2012

Elaboração de um poster e de um folheto sobre o Frio

Com a chegada do Inverno as temperaturas que se fazem sentir são mais baixas, aumenta a humidade, aumenta a pluviosidade, aparecem neves e nevoeiros e há maior queima de combustíveis sólidos ou líquidos para a produção de calor. As nossas casas ficam mais frias e quando saímos à rua sentimos o ar gelado a bater nas nossas caras. O frio pode ser prejudicial à nossa saúde e ao nosso bem-estar por isso devemos tomar medidas para nos protegermos.
As mudanças súbitas de temperatura, a inalação de ar frio e a convivência mais prolongada em ambientes fechados são condições favoráveis à irritação e inflamação das mucosas das vias aéreas superiores e à transmissão de vírus causadores de constipações, da gripe e de outras afeções respiratórias. A gripe é uma infeção respiratória provocada pelo vírus influenza, com forte sintomatologia de febre, dores musculares e tosse, sendo de evolução geralmente benigna e autolimitada. Possui muita importância nos grupos mais vulneráveis como os idosos, as crianças e os doentes crónicos em geral, sendo recomendada a sua vacinação.
No Inverno são frequentes as agudizações de alergias, incluindo a asma e de outras doenças respiratórias crónicas.
O frio agudiza as doenças de evolução prolongada, as musculo-esqueléticas (artrites) e a saúde mental.
Existem também as lesões provocadas pelas baixas temperaturas, estas localizam-se preferencialmente nas mãos, pés, nariz, orelhas e face. Os fatores que podem influenciar as lesões pelo frio são:
- Baixas temperaturas;
- Vento e humidade;
- Exposição da pele ao frio;
- Contato com metais;
- Vasoconstrição;
- Desidratação;
- Défice alimentar;
- Álcool, cafeína e nicotina;
- Algumas doenças (ex.: diabetes mellitus).
            Quando se pretende reaquecer nunca devemos esfregar as partes que foram atingidas, no caso de serem casos ligeiros deve-se soprar ar quente ou colocar essa parte do corpo junto de outra parte que se encontre quente, em casos mais graves deve colocar-se essa parte do corpo em água quente, à temperatura do banho.
            O que também pode acontecer quando estamos perante temperaturas demasiado baixas é entrar em hipotermia. Este fenómeno caracteriza-se por baixa da temperatura central, pondo em causa a função muscular e cerebral normal. Casos em que acontece:
- Ambientes excessivamente frios;
- Uso inapropriado de vestuário ou equipamento;
- Elevada humidade;
- Fadiga ou exaustão;
- Desidratação;
- Fraca ingestão calórica;
- Inconsciência da hipotermia;
- Abuso do álcool;
- Funções termorreguladoras diminuídas.
Para podermos alertar as pessoas dos problemas que podem advir do frio que é característico da época em que nos encontramos, foi-nos proposto a elaboração de uns pósteres e folhetos para afixar e disponibilizar respetivamente no Centro de Saúde de Santiago do Cacém. O folheto e o póster têm com título “Proteja-se do Frio”, nestes podemos encontrar informações como o que se entende por vaga de frio, recomendações, grupos vulneráveis e o que fazer em caso de emergência.
Deixo aqui o poster e o folheto para poderem consultar, cliquem em cima das imagens para poderem visualizar o folheto e o poster, respetivamente.


Site importante:
Especial Frio

Sem comentários:

Enviar um comentário