domingo, 22 de janeiro de 2012

Reflexão Final

“As pessoas não entendem que o final de uma etapa é que torna possível o próximo passo”

 (Khalil Gibran)

            Com esta frase início a reflexão destas nove semanas que passaram, terminou mais uma etapa para poder iniciar outra, porque a vida é uma sucessão de etapas que temos que ir ultrapassando para poder progredir.
            O estágio III foi uma etapa que tinha de ser realizada para poder progredir no meu curso, ao início o medo fez-se sentir, a insegurança era alguma, porque vai-se para uma cidade nova conhecer pessoas novas e principalmente contatar com a nossa realidade profissional podendo passar da teórica à pratica.
            Com o passar do tempo essa insegurança e medo vão diminuindo, porque as pessoas vão-se dando a conhecer, as tarefas a realizar vão-se revelando mais fáceis e tudo se torna mais acessível.
          Este estágio não correspondeu inteiramente às minhas expectativas, tinha ideia que ia ser mais agitado talvez por ter ouvido experiências de colegas do ano anterior. Houve alguns tempos menos preenchidos as atividades neste período do ano são menos.Cheguei também à conclusão que a atividade profissional de um Técnico de Saúde Ambiental na área da Saúde Pública depende imenso da atividade de outros profissionais que se encontram acima destes hierarquicamente.
            Contudo realizei muitas atividades de que gostei muito e que me despertaram o desejo de poder vir a realizá-las num futuro profissional de uma forma mais autónoma. As atividades realizadas foram todas interessantes, mas existe sempre umas que despertam mais o nosso interesse do que outras, as que gostei mais foram a sanidade marítima, colheita de águas, e saúde escolar.
As dificuldades que encontrei nesta etapa foram acima de tudo por vezes querer argumentar com algum rigor técnico e não o conseguir fazer, nem sempre consegui expor corretamente as minhas ideias, talvez por haver presente algum medo de arriscar. Porém acho que aprendi a colmatar esse aspeto não na sua totalidade mas já em grande parte.
Levo deste estágio uma enorme “bagagem” de muita aprendizagem, novos conceitos, novas técnicas, novas formas de olhar para tudo aquilo que integra o dia-a-dia de um Técnico de Saúde Ambiental num Centro de Saúde. Além da existência de alguns tempos menos preenchidos, penso que consegui tocar em todas as áreas que integram a minha futura profissão no contexto da Saúde Pública.
Nada disto teria sido possível sem o apoio dos Técnicos de Saúde Ambiental Rosa Nunes e Diogo Sousa Gomes, todos os funcionários do ACESAL, Professor da Unidade Curricular Manuel Albino, aos meus colegas com quem tive o prazer de partilhar esta experiência profissional Cátia Santos e Joel Ramos e todos que me apoiaram nesta etapa.
            Com o fim desta etapa concluo que está no momento de dar o próximo passo! Em breve espero tornar-me Técnica de Saúde Ambiental e poder meter em prática tudo aquilo que tive o prazer de aprender.


Sem comentários:

Enviar um comentário